segunda-feira, 8 de maio de 2017

A importância das mensagens semanais na tutoria EAD e a organização do tempo


      Quem estuda através de ambientes virtuais de aprendizagem é fundamental o desenvolvimento de uma interação entre tutores e alunos.   Para manter os cursistas informados das dinâmica de tarefas da semana é importante manter em formato de memorando as tarefas a serem realizadas na semana, se possível com o local de postagem e a data.
      Quando desenvolvemos essa estratégia o grupo semanalmente conta os lembretes e aviso de tutoria.
       Fui aluno do EAD e minha trajetória como aluno iniciou no PEAD. Era um grande desafio dar conta das tarefas semanais, o que ajudou a manter a sintonia no curso - foi a elaboração de uma bússola com as atividades da semana  - local de postagem e data de entrega.  Essa organização me auxiliou na organização do tempo.  Essa sugestão foi importante, ajudei a  implantar  no PEAD na segunda edição - agora na figura do tutor, me coloque no lugar daqueles que desenvolvem uma longa jornada de trabalho e precisam otimizar o tempo, organizar o seu estudo e ter em mãos um check-list de tarefas a desenvolver.
      Ao me deparar com essa questão faço uma reflexão sobre essa ação em EAD. Ao desenvolver a competência da organização do tempo - estamos conseguindo auxiliar o aluno a ter mais presença virtualmente, a interagir no tempo certo. Fatores que irão efetivar o desenvolvimento do aluno na Educação à Distância.
      Realizei uma oficina sobre as competências em Educação a Distância e essa foi fundamental para eu compreender essa dinâmica na EAD. Podemos ampliar nosso conhecimento com a sugestão do artigo: Mapeamento de competências: Um foco no aluno da Educação da Distância.


Anexo:

       Mensagem semanal da tutoria EAD - uma reflexão sempre é necessário

   



Nenhum comentário:

Postar um comentário