sexta-feira, 1 de março de 2019

As arquiteturas pedagógicas e as estratégias para sua aplicação em ambientes virtuais

       Uma das principais mudanças de paradigmas e teorias estudadas na Educação a Distância  e que são aplicadas no PEAD e no ESPEAD é a questão do modelo pedagógico do curso.  Em primeiro momento achamos que o EAD é igual em todas as instituições de ensino - mas analisando os detalhes da psicologia organizacional e pedagógica do curso conseguimos perceber grandes disparidades entre um mesmo curso, porém ofertado com  modelo pedagógico em EAD diferente um do outro.  
     Devido minha experiência em EAD em pós-graduação e em cursos de extensão EAD conseguir perceber diferenças no ensino das universidades.  Através de uma arquitetura pedagógica e de estratégias para sua aplicação podemos perceber diferenças nos aspectos organizacionais, no conteúdo, nos aspectos metodológicos e no aspectos tecnológicos.     
      De acordo com a leitura Arquiteturas Pedagógicas para a Aprendizagem em Rede no Contexto do Seminário Integrador foi importante realizar a leitura para situar o modelo pedagógico do curso e das propostas de atividades realizadas na primeira edição do curso e que também foram utiliza    das na segunda edição do curso na interdisciplina de Seminário Integrador.  Eu como aluno na primeira edição e na segunda edição como tutor. possuo um olhar bem atento quanto a essa questão e gosto muito de explicar e diferenciar o modelo pedagógico aplicado aqui na UFRGS frente a outros cursos e universidades. 
       Do ponto de vista pedagógico podemos situar a concepção bancária x modelo relacional. Em EAD também podemos perceber essas visões no formato organizacional, metodológico e no uso das tecnologias. 
Gerações da Pedagogia da EAD 
Mattar (2012, p.22)

      O curso que estamos realizando na especialização em Tutoria EAD - Ambientes Virtuais e Mediação Pedagógica, faz os tutores pensarem em estratégias ao uso da aprendizagem mediada pela tecnologia baseadas no socioconstrutivismo e no  conectivismo. 

REFERÊNCIAS:

BEHAR, Patricia Alejandra; PASSERINO, Liliana; BERNARDI, Maira (Org.). Modelos Pedagógicos para Educação a Distância: pressupostos teóricos para a construção de objetos de aprendizagem. RENOTE: Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre-RS, v. 5, n. 2,  dez. 2007.

CARVALHO, Marie Jane; NEVADO, Rosane A., MENEZES, Crediné Silva de. Arquiteturas pedagógicas para a educação a distância: concepções e suporte telemático. In: XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. ANAIS, V. 1, 2005, p. 362-371.

MATTAR, João. Tutoria e interação em educação a distância. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 

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