sábado, 2 de março de 2019

Psicologia da Educação Virtual

       Ao realizar a leitura do livro Psicologia da Educação Virtual, reuni alguns dos capítulos mais significativos e que marcam a minha trajetória como aluno cursista de EAD, tutor e professor. 
           Não posso deixar de citar os momentos e a evolução da web 1.0 à web 3.0 e essas configurações impulsionaram uma revolução também  nas relações entre o usuário e o sistema. Essas mudanças impactaram nos cenários educacionais
Quadro resumo da evolução da web:
*Resumo elaborado e adaptado do quadro comparativo da web 1.0 a 3.0 conforme COLL (2010)

        As tecnologias foram evoluindo e apresentando avanços nos  sistemas de inteligência artificial e mobilidade que facilitam a organização do tempo e a efetivação dos compromissos de acordo com a organização das habilidades e competências de cada um.  Não podemos deixar de explicitar que as habilidades pessoais são fundamentais no processo de troca entre os ambientes físico e social, as tecnologias são fundamentais para potencializar as relações humanas e os processos de desenvolvimento e socialização. 
          No PEAD e no ESPEAD essas mudanças são observadas no modelo pedagógico do curso e nas arquiteturas pedagógicas de suporte as atividades do curso, no qual é desafiado aos alunos a criarem e produzirem conteúdos ultrapassando a barreira do repositório e da educação bancária. A atividade humana é mediada pelo uso de ferramentas. De acordo com LALUEZA e CAMPS (2010, p.47):
Para o processo de construção, as pessoas precisam aprender a tecnologia como ferramenta cultural e utilizá-la em sua interação em contextos sociais. É esse processo de construção que se explica por meio da microgênese.
          Durante o processo do curso nas etapas iniciais e durante os processos de construção e reconstrução no quais são evidenciadas novas propostas de tarefas devemos estar atento as questões e habilidades a serem desenvolvidas - assim vamos realizando a alfabetização tecnológica ao uso de tecnologia.  As novas formas de narrativas e de comunicação vão permeando os espaços realizando novas colagens e superposições. Com esses modelos podemos contemplar o exemplo da linearidade dos blogs conectados ao hipertextos que abrem janelas a novos contextos e ideias - ampliando o mapa cognitivo.  A tecnogênese  -  processo no qual os humanos constroem, manipulam e interagem com as TIC's, cujos efeitos consistem na aquisição de novas funções e estruturas de mente humana e na constante transformação do meio sociocultural. A tecnogênese impacta no fazer pedagógico do curso e na estrutura de construção do conhecimento universitário pelos cursistas que são desafiados a novas possibilidades reabrindo processos evolutivos do conhecimento. 
         A incorporação das TIC's  no ensino e a relação com a aprendizagem apoia-se na ideia vygotskiana de ferramento de pensamento e potencial de transformação.  Durante todo o processo do curso essas noções ficaram bem nítidas em alunas tímidas as tecnologias que foram se apropriando e conseguindo vencer as suas barreiras emocionais e a estarem se apropriando do uso das ferramentas digitais. 

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