sábado, 2 de março de 2019

Estratégias de problematização e provocação / Estratégias de apoio a reconstrução

      Elaborar uma simples tarefa com situações do cotidiano da tutoria não foi fácil, pensar e rever os seus questionamentos e perceber em qual situação ela estava sendo evidenciada não foi simples.  Primeiramente pois acreditamos realizar uma atividade no qual a prática vem sendo realizada e que conseguimos realizar a proposta do curso de acordo com os limites e possibilidades que vem sendo estabelecidos durante o percurso. Buscar em históricos situações que agente gostaria de estar evidenciada e não achar aquela que sonhávamos também nos deixa triste. Trabalhei considerando respeito as características individuais de cada aluna e sempre buscava considerar aspectos positivos e a buscar situações que poderiam ser melhoradas naquele aspecto que foi solicitado.   Também incentivar e a persistir relutando sobre as dificuldades cotidianas e nas situações que configuravam desestimulo ao cursista.   Percebendo essas situações é necessário estar em constante formação, essas nós ajudam a enriquecer nosso repertório profissional e a estar conectado com novas estratégias de ensino. . 
      De acordo com os estudos realizados no curso - ESPEAD - na interdisciplina de Mediação Pedagógica em Educação a Distância podemos refletir sobre as estratégias de problematização e provação ou estratégias de apoio a reconstrução. Podemos definir (Carvalho, Nevado e Bordas, 2006):
a) Estratégias de problematização e provocação: os participantes promovem a reflexão e a crítica sobre as práticas tradicionais, buscando incentivar as “explorações” de idéias,de recursos tecnológicos e de ações práticas desenvolvidas, promovendo reflexões sobre  essas ações e pensamentos. Realizam intervenções que contrapõem idéias de diferentes autores com as das próprias professoras-alunas para que aconteça uma análise comparativa entre elas. Em outras intervenções, são solicitadas justificativas para as respostas para ver se elas estão seguras de suas afirmações.

b) Estratégias de apoio à reconstrução: a estratégia de problematização é complementada por uma função de apoio às reconstruções. Se o professor intervém no sentido de problematizar, ele também age no sentido de incentivar e apoiar a aprendizagem, oferecendo informações e sugestões de leituras e bibliografias. Essas
intervenções visam apoiar as construções das professoras-alunas, disponibilizando informações e materiais diversificados. Os professores assumem uma postura não diretiva, sendo que as idéias são apresentadas não como verdades, mas explicitando-se tratar de postura interpretativa do professor frente aos conceitos e idéias.
      Ao pensar nessas duas estratégias penso que contemplei essas ações em diferentes momentos auxiliando as alunas a retomarem o seu pensamento e a efetivar as  suas reflexões e críticas sobre suas práticas desenvolvidas ao longo do curso. Ser tutor do Seminário Integrador exige uma responsabilidade que deve ter claro esses momentos.   Nas mensagens de retorno das cursistas sentia também uma segurança reciproca sobre esses processos de trocas e aprendizagens realizadas durante o curso. 


REFERÊNCIAS:

NEVADO, R. A.; CARVALHO, M. S. C.; BORDAS, M. C. Licenciatura em Pedagogia a Distância: guia do professor. Porto Alegre: Gráfica da UFRGS, 2006.

ZIEDE, Mariângela Lenz ; Bicca, Simone ; NEVADO, R. A. . Estágio Curricular Online em Curso de Pedagogia a Distância. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação , v. 9, p. 1-10, 2011.

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